sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mais uma semana...


Fico estupefacto com a quantidade de pessoas que me congratula por esta minha diarreia literária… Vá também tirando a minha mãe e a minha avó a única pessoa que lê isto é o guarda ali do prédio e é só porque lhe dou 10 meticais para o bolso. Mas mesmo assim, o facto de virem falar comigo significa que pelo menos tenho chateado o suficiente no facebook e isso deixa-me feliz, pois eu sou uma pessoa que chateia, que tem prazer na arte do chatear e que planeia a longo prazo ser o maior chateador de Santo António dos Olivais e quiçá arredores!

Depois da aventura pelo mato a semana passada até acabou bem, supostamente tinha o dia livre de Sexta, mas decidi vir trabalhar da parte da tarde. Sou assim…

A Sexta-feira acordou com uma ameaça de greve. As manifestações aqui estão longe dos cravos utilizados no 25 de Abril em Portugal. Em 2010, por exemplo, morreram mais de 20 pessoas numa manifestação e a cidade esteve isolada durante 4 dias. Com isto em mente, decido-me aventurar a pé pela cidade com o portátil a tira-colo. 

Não havia quaisquer sinais de grandes tumultos, exceptuando umas sirenes passageiras aqui e ali. Chego à empresa e informam-me que a greve tinha sido adiada para Segunda ou Terça devido ao dia da criança. Matar pessoas está bem, desde que não estrague a festa aos putos!
Estavam então lançados os dados para mais um fim-de-semana de folia com a inauguração da casa do David, Sónia, Romina e Rafael seguido de uma noite de danças de salão. Fui claramente ao engano… Continuo à espera de um convite para ir às restantes casas, pois isto de uma pessoa entrar sempre à força não fica nada bem. Enfim, estou a ver que também já há aquele grupinho que exclui o Jpzinho de visitar casas…

Ainda no fim-de-semana e para se compreender melhor como funcionam por aqui os polícias, num passeiozinho a pé até ao CFM (já falei sobre o CFM uma vez, não vou falar outra), conseguimos ser mandados parar três vezes, por três patrulhas diferentes na mesma rua e a pé! Devo referir que a rua não chega a ter 200 metros de comprimento e que há terceira vez a nossa paciência já não era das melhores…

O fim-de-semana acabou com uma ida ao Núcleo de Arte que como o João Vieira diria 439 vezes, “ESTE É O MELHOR SPOT QUE JÁ TIVE EM MAPUTO!!!!” Já ouvimos João…
O Núcleo de Arte é de facto um sítio muito bom para se passar o final do dia de Domingo. É um espaço cultural repleto de quadros e esculturas, algumas verdadeiramente impressionantes, onde podemos interagir com os artistas enquanto se bebe uma cervejinha e se come uma cachorro quente. Há também sempre uma banda ao vivo a animar o espaço, sendo que neste Domingo estivemos na presença dos Ras Haitrm & Guerreiros de Sião (está aí um link com uma música deles), uma banda Reggae com grande power que tiveram no Bushfire deste ano. O Bushfire é tipo o Sudoeste cá do sítio, mas como tive as mudanças lá de casa não tive oportunidade de ir. Como é óbvio, não vou falar sobre o festival porque ainda estou chateado por não ter ido… Se alguém quiser saber como é aquilo que pergunte ao Pedro Lagartixo, mas por favor que o faça enquanto eu não tiver presente! Juro que desta vez tirei fotos e até filmei! Mas foi com o telemóvel por isso o resultado iria ser algo do género daquele quadro “Urso preto numa floresta durante a noite cerrada sentado em cima de uma pantera”.

(Link com actuação dos Ras Haitrm - http://www.youtube.com/watch?v=jwPWBURKDgM)

Na Quarta fui ao Autódromo de Maputo (sim, Maputo tem um Autódromo!!!) que mais parece uma pista para motas de todo-o-terreno. Ainda lá, fui convidado para um almoço de Academistas o que me deixou logo muito feliz, apesar de não poder participar.

O resto da semana continuou com tranquilidade, dormir é definitivamente uma cena que não me assiste, experimentei comer Chima que parece um puré mas que é feito de farinha de milho e não sabe nada a puré (já vou por aí um vídeo da sua confecção para se perceber melhor), acompanhado por um bife que dava para alimentar um família de 15 norte-americanos obesos, fomos finalmente jogar futebol onde fui eleito o melhor jogador em campo com a mina equipa a ganhar por 15 a 0 aos coxos da equipa composta pelo Lagartixo, Charles, Rafael e Gonçalo (uma vez mais, é possível que não tenha sido bem assim, mas eu é que estou a contar a história, por isso eu é que sei… Ah e ainda de salientar que a equipa adversária tinha dois ex-jogadores profissionais e um brasileiro!).
Informaram-me ainda que de 2 a 12 de Julho vou andar no mato perdido pela Zambézia (província Moçambicana) acompanhado de pessoas que não conheço. Por um lado é bom pois dá para amealhar uns trocos, para conhecer melhor Moçambique a fundo e sempre tenho uma boa desculpa para não actualizar isto. Por outro lado o não saber se volto com os membros todos ou se não servirem de pitéu para uma tribo de canibais assusta-me um bocadinho.

(Preparação do Chima - http://www.youtube.com/watch?v=tUNWJg9k5w8)

Já a acabar a semana, fui visitar uma instalação da Self numa unidade hoteleira onde estava a selecção de futebol Moçambicana (estive a dois segundos de roubar uma camisola), e ao chegar à sede da empresa fui multado. Porque é que fui multado? Ia em excesso de velocidade? Matei 3 velhotas e um caniche? Ia a conduzir com mais álcool no sangue com o Zé Carlos Pereira em dia de missa? Não… Estava sentado com o carro parado em segunda fila à espera que um sujeito saísse com o carro para eu poder estacionar o meu. Óbvio que me armei em forte, usei todos os argumentos possíveis mas o senhor agente permaneceu irredutível não dizendo uma palavra. Estou em crer que não falava português, pelo menos escreveu “inginheiro” na minha profissão e enganou-se a escrever a matrícula do carro.

E pronto… Mais uma semana repleta de 329 aventuras… Amanhã devemos ir de carro até à praia e aposto que vamos ter de pagar uma taxa especial para molhar o pé direito sem levantar o esquerdo.

Estamos juntos…

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Para já ainda não senti qualquer tipo de sintomas em relação a esse tipo de desconforto corporal.
      Também tenho tido alguns cuidados como o evitar falar com moçambicanos que me pisquem o olho ou que tenham o mesmo estilo do Guti ;)
      Como anda o meu amigo?
      E aquela final???

      Excluir
  2. Puxa JP, fico estupefacta com os teus relatos!
    Desejo-te uma boa continuação e vê-se te pintas de preto para não seres mal tratado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pisca!!
      Também te desejo tudo de espectacular!!!
      Beijo grande!

      Excluir
  3. Você tem de começa a fala africaano, mano.

    Boa Sorte

    Aproveita e da um saltinho a Madagascar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentei, mas eles teimam em não perceber...
      Madagascar não é tão fácil de se ir até lá como se pensa, mas ainda tenho isso em mente.

      Excluir
  4. Pelo que me parece se há coisa que os "blacks" gostam tanto ou mais do que dinheiro, é de álcool... Sendo assim, para te safares das multas que pelos vistos têm prazer em passar-te, sugiro que abasteças a mala do carro com uma bjecas e outras coisas que tais.

    Continua! para além de ser sempre bom saber como andas a dose de cenas estranhas e engraçadas, fazem-me sempre rir. É óptimo!

    Beijinhos Grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte do álcool nem me chateia que eu acompanho-os à viola ;)
      O estarem sempre a pedir é que ainda irrita, mas também é cada vez menos ;)

      Excluir
  5. PEQUENINO :) acabei de saber as notas da nossa Mimi... a pequena rebentou com a coisa ... entre um 17 e um 18 teve N 20!!!!! Orgulhosamente vossa tia! Como estou feliz por uns sobrinhos que encontram formas de superar tanta coisa que por vezes parece andar arredada da facilidade. Sim tu aí... nem sempre se nota que é fácil mas acredito na tua força e que estás a conseguir :) Apenas uma pequena grande preocupação... a tua presente e presistente falta de ó-ó... só me vem à cabeça a tu ao colo de um qualquer de nós... agarrado firme, mas de modo delicado, a uma qualquer orelha... quilómetros de canções de embalar e milhentos passos para cá e para lá naquele corredor(que tantas vezes me pareceu imenso mas agora encurtava a distância e embalava de novo os nossos bébés grandes) a que chamavas "côdoure". Julgo que todos nós te ligamos à celebre expressão ´"pócôdoure... pó côdoure" seguido de um afectuoso puxãozinho de orelha! ... o sono virá... a insónia não é de agora ... ;)

    Obrigada por mais estas linhas que escreveste e nos transportam para aí. *****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho nas mulheres São Miguel que tantas alegrias nos dão!!
      Manda um beijão de parabéns aí à marrona!!! ;)

      Excluir